domingo, 30 de outubro de 2011

Controlo, denúncia e justiça são indispensáveis

Com demasiada frequência, deparamos com notícias que mostram que Portugal não parece um País, mas um sítio mal frequentado.

Quatro títulos sobre três casos indesejáveis mostram haver ausência de controlo e de justiça oportuna com decisão rápida, de modo a servir de dissuasor para evitar repetição de actos menos legais, lesivos dos interesses nacionais.

Á falta de controlo institucional eficiente, o País fica dependente das denúncias, que surgem timidamente aqui e além.

Eis os títulos, que servem de link para quem deseje ler o seu teor:

- Salários ilegais na Marinha custam mais 6 milhões por ano
- Viagem em executiva do director da PSP causa protestos
- FENPOL "repudia" viagem de Director Nacional em executiva
- Narciso Miranda suspeito de burlar Ministério da Saúde

Imagem de arquivo

2 comentários:

Magno disse...

Esta orgia com o dinheiro público têm de acabar, bem como a impunidade com que actuam...
Deveria existir uma punição exemplar e severa a quem anda a brincar com o dinheiro dos portugueses.
Cumprimentos,
Magno.

A. João Soares disse...

Caro Magno,

Concordo consigo, como se vê no título do post. É preciso um controlo rigoroso para evitar desvios e má utilização do nosso dinheiro.
Mas como o controlo estruturado e conduzido sob as ordens de políticos não merece confiança porque eles não querem matar a galinha dos ovos de ouro, é indispensável que o povo não tenha receio de denunciar as falhas que detectar.

Os erros quer sejam detectados pelo controlo ou pelas denúncias devem ser julgados e condenados por uma Justiça séria e rápida, para que as sentenças sejam lidas pouco tempo depois da infracção, a fim de servir de inibidor da continuação da bagunça, um dissuasor que crie melhores hábitos de respeito pelo dinheiro público.

Mas a solução deverá ir mais longe e alterar o regime por forma a deixarem de ser eleitos indivíduos que são escroques da sociedade e que não são detectados pelos eleitores que não conhecem todos os elementos das listas eleitorais.

Abraço
João