sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Ministro da saúde de parabéns???

Está prometida, para amanhã, a inauguração da centésima Unidade de Saúde Familiar (USF) no Centro de Saúde de Vila do Conde, pelo ministro da Saúde.

Certamente, irão ser pronunciados discursos muito belos e optimistas, dentro da estratégia de auto-elogio recentemente iniciada, autêntica propaganda balofa, como já é costume.

O Jornal de Notícias recorda que a meta das cem USF tinha sido inicialmente marcada para Dezembro de 2006 e já decorreu um ano, mas, quanto a isso, o ministro não irá apresentar desculpas aos cidadãos.

Com estas cem unidades já a funcionar, o Governo prevê ter reduzido de 750 mil para 525 mil o número de portugueses sem médico de família, isto é apenas uma redução de apenas 30%, menos de um terço, dos portugueses sem este fundamental apoio de saúde. Será este pequeno acréscimo, motivo de parabéns ao ministro? Será este atraso de um ano na concretização de um objectivo tão ridiculamente pequeno motivo de parabéns? Será esta inauguração, nestas condições, justificativa de discursos optimistas?

5 comentários:

Amaral disse...

João
Não sei se está de parabéns, mas com tanta asneira... Dezembro de 2006 era a meta, ele atinge-a em Dezembro de 2007 no discurso, certamente, irá desvalorizar o não cumprimento do prazo dizendo que o mais importante é que foi alcançado. Mas como eles querem colocar os trabalhadores com objectivos, como será quando um trabalhador só atingir os objectivos um ano depois?
BOM ANO NOVO
ABraço

A. João Soares disse...

Relvas e Amaral,
Os vossos comentários evidenciam conhecimento da realidade que vivemos.
Há pouco, em conversa, disseram que os terroristas suicidas da Al-Qaeda são muitas vezes pessoas com alta escolaridade, alguns licenciados e desempenham as missões voluntária e entusiasticamente. Para os do seu clã são heróis. Concordo e admiro aqueles que se sacrificam por uma ideia em que acreditam santamente.
Seria óptimo para Portugal, termos dois ou três ministros, pelo menos, com semelhante fé em Portugal e se sacrificassem para o tornar mais moderno e desenvolvido, com a população mais feliz e com melhor qualidade de vida.
Mas, infelizmente não temos cá nenhum indivíduo que mereça para nós o adjectivo de herói, como o merecem no seu meio os terroristas suicidas.
É preciso conhecer o ser humano e dar valor a quem o tem. O ministro da saúde é o que é. Só é pena que o PM o tenha escolhido e mantido em funções depois de tantos avanços e recuos.
Começou por querer reformar o sistema de saúde contra os seus agentes - médicos, farmacêuticos e enfermeiros - e contra o povo que ele devia dotar de melhores condições de apoio de saúde, mas a quem retirou muitos apoios que tinha desde há muito.
É demolidor, um terrorista da pior espécie. Em vez de dar saúde aos cidadãos, dá-lhes doença que, se quiserem curá-la, têm de ir aos privados ou ao estrangeiro.
Abraços e votos de Bom Ano 2008, na medida do posível

A. João Soares disse...

Para melhor compreensão da situação da Saúde no País, ficam aqui links de alguns dos artigos mais recentes na imprensa diária:
33 SAP já foram encerrados
Governo poupa 330 milhões na Saúde
Ministro inaugura centésima USF
Consulta aberta no lugar de Urgência é má solução
Privados não investem em regiões sem urgências
Lourinhã na rua contra fecho do SAP
Ministro da Saúde ignora manifestações populares
Ponto electrónico não afecta produtividade nos hospitais
Instalação atrasada na maioria das unidades
PSD promete rever fechos no SNS

A. João Soares disse...

M Relvas,
Mas ele faz parte de uma equipa. O treinador não está isento de responsabilidade. O Scolari desta equipa, já começou a ser apupado no interior do País.
Como se comportará o público no estádio?
Abraço

A. João Soares disse...

Ao referir o público, o estádio e o Scolaris do min da Saúde, referia-me ao derbi das próximas eleições. Como se comportará o «público» que já ousa vaiar o PM? Irá dar-lhe novamente a maioria absoluta? Ou daqui até lá aprenderá a pensar e a decidir pela sua cabeça, ignorando os vendedores de banha de cobra que lhe aparecerão a vender produtos de várias cores?
Abraço