sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Severiano desautoriza director

Transcrição de artigo com igual título, do Correio da Manhã de 20 do corrente
Por António Sérgio Azenha

O ministro da Defesa revogou a alteração para ‘excelente’ da avaliação de desempenho de uma técnica civil da Direcção-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa (DGAED)
efectuada pelo director-geral desse organismo, vice-almirante Carlos Viegas Filipe. Raquel Amaral, que foi posteriormente colocada em Bruxelas como representante de Portugal na Agência Europeia de Defesa, tinha sido requisitada ao Instituto Hidrográfico, organismo que fora dirigido por Viegas Filipe até ser colocado na DGAED.

Em despacho, datado de 11 de Setembro deste ano, Nuno Severiano Teixeira é peremptório: “Revogo a alteração da avaliação, nos termos e com os fundamentos expostos ao DeJur [Departamento de Assuntos Jurídicos do Ministério da Defesa] para notificar os interessados”.

Em defesa da alteração da classificação para ‘excelente’ de Raquel Amaral, o director da DGAED argumenta, como refere o despacho, que, “coincidente com a fase de entrevista de avaliação, se tornou clara a percepção de que a avaliação por mim empreendida teria sido subavaliada”, mal o DeJur rebate os argumentos de Viegas Filipe sem deixar margem para dúvidas. Desde logo, “a alteração da avaliação não pode acontecer em sede de entrevista de avaliação, uma vez que essa fase não consubstancia uma fase de avaliação para o avaliador”, frisam os juristas do Ministério da Defesa.

O DeJur frisa que “a referida alteração da avaliação não foi validada pelo Conselho Coordenador da Avaliação”. Mais: “Sendo uma nota de Excelência, a mesma deve ser cabalmente fundamentada e demonstrativa dos contributos relevantes da técnica superior Raquel Amaral para o serviço”.

Em consequência desta análise, considera o DeJur que “deve ser revogada a alteração da avaliação da referida técnica”. Raquel Amaral é, neste momento, representante de Portugal na Agência Europeia de Defesa, em Bruxelas, organismo que visa promover e reforçar a cooperação europeia ao nível do armamento.

NOTA: O título puxa-nos para uma interpretação que é alterada com a leitura atenta do artigo. Parece dever concluir-se que o ministro repôs a moralidade num caso de favoritismo dúbio. A funcionária serviu com o chefe do IH. Este quando passou para outro serviço, a DGAED, requisitou-a para junto de si, por ser «excelente», mas não lhe deu esta classificação na avaliação do desempenho, mas para apoiar a sua nomeação para a AED, alterou a avaliação, o que o DeJur considerou ilegal. Portanto, embora tenha frustrado as intenções de amizade do avaliador em relação com a avaliada, o ministro mostrou cultivar o sentimento de legitimidade, dignidade, honra, equidade, seriedade, justiça, moralidade, ética. Amigos, amigos, princípios em primeiro lugar! Parabéns Sr. ministro.

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro AJS, Tó Neves, Manel do Montado e Armando Magno,

deixando o ministro no seu poleiro, mais uma vez vos envio votos solidários durante 365 dias do ano, para a vossa família e amigos.

Que a todos não falte trabalho para o ano que vem, que a saúde nãos vos abandone.


FELIZ NATAL COM AROMAS DE PORTUGAL

M
Á
R
I
O

R
E
L
V
A
S NECAS E BRUNO

Anónimo disse...

Ah e não me posso esquecer do amigo Amaro Bernardo.

Estamos á espera de livros em 2008.Força.

O mesmo para o companheiro Matos Gomes.


FELIZ NATAL SOLIDÁRIO

Alexandra Caracol disse...

Amigo João,

Cá estou eu depois de uma ausência derivada a tantos afazeres que me têm sufocado.

Venho desejar para si e família que o Natal se reflicta nas vossas vidas em cada dia do ano com muita felicidade e bênçãos em todas as áreas das vossas vida.

Beijinhos com amizade.

Alexandra Caracol

A. João Soares disse...

Amigos Mário Relvas e Alexandra Caracol,
Muito agradeço a vossa atenção e retribuo os vossos votos, com amizade e gratidão. Ao chegar ao fim do ano, é altura de balanço e devo muito aos amigos que visitam o blog e deixam comentários que são um estímulo para continuar e uma prova de que a orientação seguida não é de todo má.
Por isso, desculpo terem deixado comentários que nada têm a ver com o tema do post!!!!!
A vossa simpatia toca bem fundo no meu coração.
Abraços
João

Jorge P. Guedes disse...

Mais uma facada na democracia, mais um claro abuso de poder discricionário, fascizóide e burro ainda por cima!

Um Bom Ano Novo e Festas Felizes.

Abraço

Jorge G.

A. João Soares disse...

Caro Mocho-Real,
Em cada mente há um embrião de autoritarismo e, por vezes sai ao de cima. Daí o interesse em que as pessoas que detectam os atropelos à justiça social e à moral, levantem a voz e dêem publicidade para que seja reposta a ética e a equidade.
Os que têm algum poder esquecem que um favor feito a um amigo coloca outros em situação inferior àquela a que têm direito. Seria tudo mais correcto se em vez de nomeações por simpatia, houvesse concursos devidamente elaborados. As avaliações deviam ser tornadas públicas para que os abrangidos pudessem ver a injustiça de colocar uns acima dos outros sem terem o devido merecimento. Nesses casos as reclamações seriam de bom augúrio para bem de todos.
Desejo Boas Festas e um Feliz Ano Novo, para todos os seus.
Um abraço com espírito natalício
João