sábado, 31 de março de 2007

Nova Bitola de Avaliação

A Nova Bitola de avaliação

Os tempos estão a mudar e as regras de trabalho encontram-se em mutação. Somos hoje avaliados por uma nova bitola. Não apenas pela nossa inteligência ou pelas nossas habilitações mas também pela forma como nos gerimos a nós próprios e aos outros.

Esta bitola aplica-se cada vez mais na escolha de quem é admitido, e de quem não o é, de quem sai e de quem fica, de quem é preterido e de quem é promovido.

Ler mais...

sexta-feira, 30 de março de 2007

A imigração nem sempre é uma bênção

Quando se fala do cartaz que alerta para o problema da imigração, considero oportuno recordar a carta que, há quase dois anos, publiquei nos jornais sobe este tema:

A imigração nem sempre é uma bênção
(Publicada no Diário de Notícias em 29 de Junho de 2005, p. 11)

Existem países dotados de acentuado grau de desenvolvimento que devem aquilo que são aos imigrantes a quem abriram as portas. Incluem-se na lista os Estados Unidos, o Canadá, a Austrália, o Brasil e a Argentina, nos seus tempos áureos.

Ler mais...

quinta-feira, 29 de março de 2007

Comentário que é um tratado

Este comentário é um autêntico tratado, uma análise muito completa da situação actual do nosso país, fruto dos governantes que tivemos de suportar nas décadas mais recentes.
Como este texto merece ser conhecido, vou colocá-lo aqui para prazer de todos os visitantes.

As obras dos nossos governantes
Por Ana Rita Bivar

Todos os dias no nosso “brilhante” sistema democrático somos confrontados com novas regras e exigências que fariam as mais rígidas ditaduras parecerem realmente democráticas.

Ler mais...

Maior Central Solar do Mundo

Serpa recebe maior central solar do Mundo

A maior central fotovoltaica do Mundo é inaugurada hoje, na freguesia de Brinches, em Serpa, no Alentejo.

Ler mais...

quarta-feira, 28 de março de 2007

ELOGIO AO GOVERNO

Do alto destas fragas (Do Mirante), enquanto as minhas cabras procuram as melhores ervas para se alimentarem, após cheirarem todas e fazerem a comparação que baseie uma boa escolha, olho a planície, lá em baixo, um pouco toldada pela neblina matinal, e vou ouvindo as notícias que a minha estação de rádio preferida me traz quase em permanência. Isto da rádio e o que ela nos ensina é um milagre da evolução da história da tecnologia. O meu avô não tinha rádio, o meu pai tinha um matacão a pilhas, pesado como um tijolo de 20 furos e as pilhas duravam pouco e custavam muito. Eu já comecei pelos transístores de grande tamanho e agora tenho um do tamanho de uma caixa de fósforos, com microprocesador, e nem gasto dinheiro em pilhas, pois uso uma pequena placa solar que, quando me desloco, dependuro nas costas da samarra para continuar a captar a energia solar.

Ler mais...

terça-feira, 27 de março de 2007

NAL - Novo Aeroporto de Lisboa

Não posso deixar de aqui publicar este artigo do meu amigo que, ao contrário de muitos seguidistas, embora tenha sido fundador do PS, é um intelectual dedicado a estudos de estratégia de empresas e às teorias da decisão e usa de independência e isenção sempre que se debruça numa análise responsável.

Ler mais...

RFID - Identificação por Radiofrequência

O controlo de pessoas, mercê da utilização das modernas tecnologias, está a tornar-se demasiado apertado, lesando de forma grave a liberdade e a privacidade de cada um.
Uma cidadã brasileira reagiu de forma muito correcta à situação que lhe foi criada pelo seu ginásio. É um exemplo a ser seguido em casos semelhantes. Ver em Nicolaias.

INTERPRETAR A VOTAÇÂO

Transcrevo este artigo do Diário de Notícias, por achar uma observação judiciosa. E, por corresponder ao meu comentário já antes colocado no Democracia em Portugal, transcrevo este na parte final.

Ler mais...

segunda-feira, 26 de março de 2007

UMA LUZ DE ESPERANÇA? OU DE RECEIO?

Quem costuma ler os meus textos com assiduidade já se deve ter apercebido de que procuro ser sereno, racional, sem me deixar dominar por entusiasmos fáceis, evitando conflitos, radicalismos e extremismos, procurando sempre o império do bom senso, através da compreensão e do diálogo calmo. Mas também tenho dito que, dado o desgoverno da sociedade que, por motivos vários, tem sido anestesiada, permanecendo numa modorra, em que predomina a indiferença, a apatia e o desleixo, torna-se necessário um abanão que a faça acordar e passar a utilizar os neurónios individuais, resistindo a manipulações exteriores. Uma análise sem nada de profética conduz à conclusão de que as próximas gerações, depois de acusarem os seus pais e avós do estado degradado em que recebem o País, hão-de restaurá-lo, certamente à custa de actos disciplinadores, didácticos, moralizadores, que poderão atingir alguma violência e repressão.

Ler mais...

A TRAGÉDIA RODOVIÁRIA CONTINUA

Apesar das várias interpretações dos números, há «dúvidas» sobre a eficácia das alterações feitas no Código da Estrada, o que evidencia a incapacidade sustentada dos governos para reduzir a tragédia que diariamente se desenrola nas estradas. Transcreve-se artigo do Jornal de Notícias.
Número de mortes em acidentes ultrapassa valores de 2006
Inês Cardoso

Acidentes têm causado mais mortes do que no início de 2006

Ler mais...

sábado, 24 de março de 2007

HAJA VERGONHA NO PODER

Gestores pagos a peso de ouro

Tenho ouvido dizer, em tom que me parece irónico e provocatório, que Portugal não é um País de gente séria e honesta, salvo algumas honrosas excepções. São apresentados em apoio desta afirmação a corrupção que o PGR disse, há dias, não ser condenada pela generalidade da população (talvez por não haver quem não tenha um «habilidoso» na família ou nas suas relações); os autarcas eleitos sem apoio de partidos e com processos graves em tribunal, as polémicas escandalosas acerca da impunidade de actos menos legítimos de governantes e políticos em geral; do «entachamento» de filhos, familiares e amigos de políticos; das decisões tomadas em cima dos joelhos que depois são objecto de recuo; da Ota; do TGV; do «apito dourado»; da paragem da barragem de Foz Côa; do atraso com que se avançou para a energia eólica para não colocar em risco as aves (agora já devem ter uma apólice de seguro!); do metro do Porto; do metro do Terreiro do Paço das licenças de obras em Lisboa; do mau funcionamento da Saúde que estimula as clínicas privadas; das demoras e decisões dúbias da Justiça, etc. etc.

Ler mais...

OS MILITARES E A ESPECIFICIDADE DAS SUAS MISSÕES

Explosões em paiol de Maputo

Maputo, capital de Moçambique, entrou em pânico na tarde de 22 devido a sucessivas explosões num paiol militar, numa das saídas da cidade, que em tempos era considerado uma instalação modelar em todo os pormenores da segurança. Fonte do Ministério da Defesa moçambicano disse que o paiol guardava material bélico pesado, designadamente obuses e morteiros, tendo parte desse material foi projectado para uma vasta área residencial em redor do quartel, sem que chegasse a deflagrar, o que exigiu de imediato intensivo trabalho de busca e recolha.

Ler mais...

sexta-feira, 23 de março de 2007

REFLEXÕES EM VERSO

REFLEXÕES


Portugal é um País,
Onde qualquer badameco
Pouco mais que analfabeto
Se julga gente importante,
E ocupa os mais altos cargos
Fazendo dos outro parvos,
Ainda que mentes brilhantes.

Ler mais...

quarta-feira, 21 de março de 2007

TSUNAMI E SEU MISTÉRIO

No blog «O Montado» está um post intitulado «Teoria da conspiração ou intelligence eficaz?» que fornece uma explicação coerente mas dramática sobre as circunstâncias do maremoto seguido de tsunami ocorrido em 26 de Dezembro de 2004. A sua leitura dá-nos uma perspectiva realista daquilo a que o mundo está sujeito, perante os interesses das grandes potências, quer sejam permanentes quer pontuais no tempo e no espaço.
A vida do ser humano e do seu habitat está sujeita a pressões incontroladas e imprevisíveis.
Sugere-se a leitura, para o que basta fazer clique no link colocado acima.

BRASIL NA MIRA DE CHÁVEZ

Este artigo de Stephen Kanitz, recebido por e-mail, é de grande actualidade e traz uma perspectiva estratégica da evolução do poder económico da Venezuela, com vistas largas a ter em consideração por toda a América Latina e pelos EUA. Um trabalho a ter em consideração por todos os estudiosos e, principalmente pelos governantes brasileiros.

A viagem do Bush ao Brasil

A vinda do Bush não tem nada a ver com o Brasil, muito menos com o etanol. Os Estados Unidos não querem estreitar os laços comerciais com o Brasil. Tentaram a ALCA, mas nós recusamos.

Ler mais...

PARA PENSAR SOBRE A OTA

Alguns dados para ficarmos mais esclarecidos. Não tem havido transparência. Não devemos deixar-nos arrastar por decisões imponderadas e impostas autoritariamente. Parece haver grandes interesses em jogo, para pessoas ligadas ao governo. Vale a pena utilizar os links e ler as notícias completas.

Segundo o Diário de Notícias, em 1994, um estudo da ANA defendeu o Montijo como a melhor localização para o novo aeroporto. Segundo o mesmo estudo, divulgado ontem pelo Portugal Diário, a Ota seria a pior solução.

Ler mais...

TEMOS QUE APERTAR O CINTO?

Todos temos sentido as dificuldades que nos são impostas devido a erros de governação que vêem de longe e de que não podemos prever o fim. Mas a pouco e pouco vamos sabendo que a fome não chega a todos. Há os políticos e os seus protegidos que beneficiam com o nosso sacrifício. A realidade mostra, que por cá, Governar significa uma «elite» governar-se à custa dos sacrifícios que impõe aos mais pobres, aos que não podem fugir ao fico, aos que pagam e nem bufam. Transcrição de artigo do Correio da Manhã.

Mais 333 pensões de luxo
CGA - Em 2006 os pensionistas com reforma acima de 4000 euros subiram 10,8%

O número de novos pensionistas com uma reforma mensal acima de quatro mil euros, o escalão mais alto na Administração Pública, ascendeu, em 2006, a 333 pessoas.

Ler mais...

terça-feira, 20 de março de 2007

OS CRIMES DE PEDRO E INÊS

Artigo extraído de http://ecosecomentarios.blogspot.com/ pelo seu interesse referente a Alcobaça e sua simbologia, e também por nos mostrar como é feita a nossa história, baseada em factos pouco edificantes do ponto de vista ético. Parece que o nosso povo, na generalidade não é sério, apoia a corrupção e a vigarice, acha que os malfeitores são uns tipos espertos e com muita habilidade. Há poucos dias, o PGR disse que a população não condena a corrupção, o que vem ao encontro daquilo que se passou nas últimas eleições autárquicas em que foram eleitos candidatos, sem apoio dos partidos e com processos pendentes em tribunal por suspeitas de ilegalidades ocorridas nas suas funções de autarcas.
É imperioso dinamizar o civismo e a ética a todos os níveis. Para isso, os blogues têm um papel importante a desempenhar. É preciso exercer uma acção crítica sensata e sem perder tempo, com perseverança e acutilância. É necessário referir e fazer transcrições daquilo que é dito noutros blogues, fazendo uma frente única e inquebrantável. Unidos seremos fortes.

Os crimes de Pedro e Inês


Falar da fábula “os amores de Pedro e Inês” é desvelar a mentalidade portuguesa num dos seus pilares estruturais – a mitogenia- que, no dizer de Cunha Leão, “alastra Portugal de lés a lés”.
Ps. todo o comentário bem disposto e elevado é bem vindo.

Ler mais...

OS POLÍTICOS E O RELVADO DOS ESTÁDIOS

Numa época em que muitos dirigentes políticos apoiam irracional e ilicitamente o futebol, por constituir um factor alienante e anestesiante para desviar a atenção das pessoas – a Nação – dos autênticos problemas colectivos, aparecem pensadores a dizer que a Nação tem tanta importância para os governantes como o relvado para os jogadores de futebol. É ignorada nos tempos normais e só é lembrada em vésperas de eleições como fonte de votos em época de crise como fonte potencial de mis impostos, mais limitações de direitos, liberdades e garantias e de regalias a que deve submeter-se sem a mínima hesitação. Segundo eles, a Nação não é para ser apoiada e protegida, mas sim para ser explorada.

Ler mais...

MÁRIO RELVAS. UM PATRIOTA LUTADOR

Todos devem contribuir para tornar a sociedade melhor

É preciso que haja seguidores deste exemplo construtivo. Estou convicto de que eles aparecerão. Não há outra solução para recuperar a boa saúde de Portugal. Não podemos ficar de braços cruzados à espera da acção dos políticos. Temos que agir.
Um abraço muito amigo e com grande consideração

Penso escrever um livro

Ler mais...

segunda-feira, 19 de março de 2007

OLIVENÇA, ELVAS E BADAJOZ

Pessoalmente, nada tenho contra ou a favor de cada uma destas localidades. Mas, como cidadão, procuro compreender as posições antagónicas que chegam ao meu conhecimento. O grupo do Amigos de Olivença, movido por um patriotismo tradicional e respeito pela História, está interessado na sua reintegração no território português, mesmo que essa solução possa não agradar aos respectivos habitantes.

Ler mais...

domingo, 18 de março de 2007

ENSINO PROFISSIONAL OU TECNICO!

Transcrição de post de igual título de Aqui Algodres

E mais que sabido, que nem toda a gente tem vontade nem capacidade para o ensino universitário, também esta mais que provado, que o ensino que presentemente se pratica nas escolas secundarias, esta vocacionado para todos quantos querem um curso universitário e, a todos quantos não o seguem, não lhes da praticamente formação profissional nenhuma.

Ler mais...

MAIS UMA FALHA GRAVE NA «SAÚDE»

Artigo do Jornal de Notícias de 070318 que coloca em evidência a falta de competência, de sensatez e rigor com que as reformas no sistema de Saúde têm sido levadas a cabo. É preocupante a forma deficiente como o ministro está assessorado. Como é que ele mantém a equipa que está a afundar o seu bom nome e reputação?

Regulador diz que transporte de doentes está sem controlo

Virgínia Alves

Transporte de doentes tem várias falhas no terreno, alerta a ERS

Com a discussão da reorganização do serviço das urgências em todo o país ainda a abrir polémica, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) emitiu ontem uma recomendação ao Governo relativa ao transporte de doentes, um dos pontos que será o pilar dessa restruturação. A ERS alerta para a necessidade de fazer uma revisão da legislação, por forma a clarificar e simplificar o sector, que revela várias falhas. As mais preocupantes são ao nível da ausência de controlo do sistema e da má distribuição dos meios.

Ler mais...

Governo salta da esquerda para a direita

Transcrição de artigo de Savonarola, muito interessante, mas que causa um espanto justificado na mente das pessoas mais interessadas no decorrer da causa pública. Como é que isto acontece apesar de tantos e tão bem pagos assessores que quase já não cabem nos gabinetes ministeriais! É certo que eles são nomeados apenas pela confiança política , cor partidária e laços familiares e de amizade com os líderes, mas não lhes ficaria mal um pouco de competência para disfarçar!!!
Agradeço ao Savonarola a elaboração deste texto<

A metamorfose política assustadora


Cada vez mais assisto a uma metamorfose política assustadora do governo que nos coube em triste sorte. Como anarquista, tenho assumido uma acção de denúncia dos erros e abusos do poder. É por esse motivo que venho novamente denunciar outra facada cometida por este governo aos interesses do cidadão, que de socialista só tem o nome. Sugiro que leiam esta notícia que publiquei no Contracorrente a propósito desta nova traição.

O governo vai encarregar entidades privadas de fundos de pensões de gerirem dez por cento – 600 milhões de euros – do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social. Isto significa que, pura e simplesmente, o Estado abdica de parte das suas responsabilidades. Por outro lado, também sugere subliminarmente que o próprio Estado reconhece a sua incompetência para gerir a coisa pública. Nesse caso, para que serve? Porque é que dispõe de funcionários, muitos deles competentes e subaproveitados? Outros, até, despedidos.

Numa atitude que me parece semelhante à de “salvar a face” - não nos esqueçamos que o governo se imagina socialista – o secretário de Estado da Segurança Social, o Pedro Marques (confesso que não o conhecia, senão da foto que publico, onde ele está à direita, em ponto pequeno...), disse que a gestão dos 600 milhões de euros de reservas públicas será através de concursos com “regras rigorosas”. Naturalmente, não ignoramos a natureza destes concursos. Sem regras, nem rigor. No entanto, o que considero ainda mais grave nesta decisão é a entrega a empresas privadas, de cariz capitalista, do dinheiro dos cidadãos. É esta a metamorfose deste governo, de que falei no início. Metamorfose de socialista em neoliberal.

(Originalmente publicado em O Anarquista, a 13 de Março de 2007)
Savonarola

Ler mais...

sábado, 17 de março de 2007

MAUS GOVERNANTES AO SABOR DE MANIFESTAÇÔES

Ultimamente vários ministros têm «recuado» em decisões anteriormente tomadas com arrogância e autoritarismo, pouco compreensíveis em Democracia, em que seria de esperar que elas tivessem sido preparadas em diálogo com todos os interessados, nomeadamente os parceiros políticos e sociais. Há técnicas consagradas para o estudo dos problemas, das possíveis modalidades de solução, da comparação destas e da escolha da melhor, antes de a decisão ser tomada e difundida.

Ler mais...

POLÍCIA ÚNICA ?

Encontrei um artigo muito interessante, intitulado PROSCÉNIO, com comentários merecedores de reflexão, no blogue Securitas. A vida do País não está tão simplificada como muitas vezes nos querem convencer e as soluções não são tão bem intencionadas como seria desejável. Tem sido frequente os ministros avançarem com soluções diabólicas, impensadas, loucas que depois, perante as manifestações populares, se vêm na necessidade de recuar. Nestes avanços insensatos e recuos perdem-se muitos recursos, aumenta-se o défice, e perde-se tempo para a aplicação de verdadeiras soluções. E o tempo é um recurso irrecuperável. É urgente que o povo reflicta seriamente nos verdadeiros interesses de Portugal e não se deixe engodar com futebóis, referendos de solução imposta pelo Poder, de telenovelas e de outras manobras de diversão. Não esquecer que , em Democracia, o Povo é quem mais ordena.
Para ler o artigo, clique aqui

quinta-feira, 15 de março de 2007

MILITARES. CIDADÃOS OU ESCRAVOS?

Por ter interesse para os militares que visitam estas páginas e os civis que se interessam pelos assuntos castrenses, transcreve-se aqui o início do artigo publicado no blogue Voz Surda, cujos comentários contêm um debate muito interessante, em que é estranho o anonimato com que se esconde o defensor da posição do Governo e dos generais

DITADURA MILITAR

Um sargento da Marinha iniciou esta quarta-feira uma pena de detenção de cinco dias, por ter participado num protesto contra os cortes orçamentais na Defesa. O advogado da Associação Nacional de Sargentos, Fernando Freire, afirmou que vai recorrer da decisão. Segundo a nota de culpa, o sargento é acusado de ter violado os deveres militares por ter participado, fardado, numa manifestação “atentatória da disciplina militar”.

Para ler tudo... clique aqui