terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Segurança ou cerceamento da Liberdade?

A Humanidade, tal como tudo quanto é vivo, é instável e sofre alterações quase que em permanência.

Ler mais...

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Ecos das palavras de Marinho Pinto

As afirmações do bastonário da Ordem dos Advogados, António Marinho Pinto tiveram um efeito de terramoto, embora pouco mais dissessem do que o que tinha sido trazido a público pela iniciativa de João Cravinho

Ler mais...

sábado, 26 de janeiro de 2008

Sociedade formatada no sistema binário!!!

Quando se escreve ou, por qualquer outra forma, se emite uma opinião, é impossível agradar a todos e qualquer preocupação nesse sentido seria castrante e distorceria o discurso.

Ler mais...

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Portugal vai ressurgir!!!

A forma como o Hino Nacional é sentido pelas pessoas merece reparos parecidos com os do Pai Nosso. Nem todos o cantam ou rezam, mas muitos dos que papagueiam as suas palavras não meditam nas ideias por elas expressas.

Ler mais...

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Presidente do LNEC desmente Sócrates e Lino

Governo conhece conclusão desde Dezembro

O primeiro-ministro conhece as conclusões do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) sobre o novo aeroporto de Lisboa desde 19 de Dezembro, garantiu, ontem, o presidente do organismo.

Ler mais...

Arquivado processo contra «blogger» Caldeira

Arquivada queixa-crime de Sócrates

O Ministério Público mandou arquivar a queixa-crime por difamação apresentada, em Junho do ano passado, por José Sócrates

Ler mais...

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Que futuro para Portugal?

Um amigo disse-me ter visto num jornal recente que Portugal poderá ser, dentro de uma dúzia de anos, o País mais pobre da UE, já contando com os recentemente admitidos.

Ler mais...

domingo, 20 de janeiro de 2008

«escandalosa» pensão e indemnização deTeixeira Pinto

A indemnização e a pensão vitalícia atribuídas pelo BCP a Paulo Teixeira Pinto é considerada «um escândalo», classificando-se como «um dos muitos casos em que os que estão no poder se apropriam de tudo».

Ler mais...

A hipótese de guerra nuclear não desapareceu

O general Iúri Baluevski, chefe do Estado Maior das Forças Armadas da Rússia, declarou ontem que Moscovo poderá recorrer a armas nucleares em caso de necessidade, nomeadamente como estratégia preventiva.

Ler mais...

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Leis ou meras intenções?

Hoje as notícias trazem, como já era de esperar, a informação de que a lei que proíbe fumar em recintos fechados não se aplica tal como era esperado, mas com excepções. Já não é só nos casinos, mas também nas discotecas, para começar…

Ler mais...

Fidel não teme ser sincero

Na arena onde se luta pelo Poder, não há golpes proibidos, tudo sendo permitido, segundo critério de muitos lutadores.

Ler mais...

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Olhar sobre a privacidade

A vida urbana está repleta de armadilhas que cerceiam a liberdade e o direito de ter privacidade.

Ler mais...

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Erros sistemáticos nas previsões da inflação

Quando, há cerca de um mês, aqui deixei a interrogação «Como se calcula a inflação?» não estava a fazer insinuações, mas tão somente a expressar uma dúvida muito pertinente, como confirmam os jornais de hoje.

Ler mais...

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

A prisão da Língua

Transcrição de texto recebido por e-mail, publicado na Revista Veja. Mantém-se a ortografia brasileira, por fidelidade à origem.

Se uma lei que proibisse estrangeirismos tivesse sido adotada quando o Brasil se tornou independente, em 1822, não teríamos palavras como futebol e sanduíche, ambas do inglês, sutiã e envelope, vindas do francês.

Ler mais...

Uma história «de encantar»

Recebida por e-mail do amigo LSC e transcrita sem comentários.
Era uma vez um senhor chamado Vasconcelos... A história podia começar assim, como qualquer história de encantar crianças, se é que às crianças de hoje ainda se contam histórias de encantamento e final feliz.

Ler mais...

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Luther King sempre vivo

Transcrição seguida de NOTA:

Martin Luther King faria amanhã 79 anos
Isabel Stilwell, Destak 080114

Não somos todos iguais. Há quem se conforme ao mundo tal e qual o herdou, e há quem o transforme num sítio melhor, normalmente pagando a ousadia com a morte.

Ler mais...

ASAE com entusiasmo e com falhas

Transcrição seguida de NOTA:

Em casa da ASAE há foras de prazo
Ferreira Fernandes

A ASAE fecha uma mercearia em vésperas de ser centenária.

Ler mais...

domingo, 13 de janeiro de 2008

Portugal País de turismo?

As palavras são empregues muitas vezes sem ser tomado em devida conta o seu significado. Dizer que Portugal, pelo simples facto de ter sol e praias, é um País de turismo, não parece uma afirmação correcta.

Ler mais...

sábado, 12 de janeiro de 2008

Três casos de Justiça

Hoje, três notícias referentes a pessoas próximas do Poder, merecem ser analisadas e os casos nelas contidos devem ser acompanhados até ao encerramento final.

Ler mais...

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Novo Aeroporto de Lisboa, para meditar

Tinha acabado de colocar o post anterior, quando, por acaso soube que já tinha sido decidida a localização do NAL (Novo Aeroporto de Lisboa).

Ler mais...

Tratado de Lisboa ratificado na AR

Ao saber da decisão do Governo de não adoptar a ratificação por referendo popular e de a fazer pelo Parlamento, sinto que os meus argumentos ao referir-me ao tema em nota no post de 14 de Dezembro não eram descabidos nem desprovidos de lógica pragmática.

Ler mais...

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Vulnerabilidades da ONU

Em 12 de Dezembro p.p., no post ONU desrespeitada referia alguns aspectos da inoperacionalidade da ONU, como os prometidos referendos na Caxemira e no Saraui a incapacidade de acalmar exaltações em vários pontos do globo.

Ler mais...

Serei eu o louco?

Pareceu-me ouvir que os carros vão deixar de poder circular nas localidades a mais de 30 quilómetros por hora. E digo «pareceu-me» porque me custa a acreditar que seja verdade e talvez não passe de mais uma «promessa», embora não estejamos em campanha eleitoral.

Ler mais...

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Crescimento, escolas, PIB

O bastonário da Ordem dos Economistas, Murteira Nabo, defende que, após controlado o défice, é preciso dar prioridade ao crescimento da economia.

Ler mais...

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Rigor do Banco de Portugal

Oposição quer ouvir o Presidente do Banco de Portugal acerca da crise do BCP, mas para quê? Não lhe faltarão argumentos para apresentar num raciocínio cheio de rigores matemáticos de forma a obnubilar os espíritos dos dialogantes.

Ler mais...

Baixa de Cascais ao abandono!

Numa carta ao director do Público escrita por Ana Cornélio e publicada hoje, com o título «A desertificação de Cascais» consta que a baixa já tem os seus dias contados.

Ler mais...

domingo, 6 de janeiro de 2008

Não existe mentalidade de planeamento nos serviços públicos

De Aveiro chega a notícia de que as urgências hospitalares foram reformuladas na sequência da morte de idosa.

Ler mais...

sábado, 5 de janeiro de 2008

Paz. Ocidente. Continentes. Futuro

Estamos em guerra. David contra Golias. O «resto do Mundo» contra o «Ocidente». Quem está a ganhar?

Ler mais...

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Segurança rodoviária. Mais do mesmo

Há quase uma dezena de anos que iniciei a escrita de cartas para os jornais, com intenção de sensibilizar os automobilistas a conduzirem com mais segurança e prudência, respeitando as suas vidas e as dos outros.

Ler mais...

Pobres cada vez mais pobres

Transcrevo o artigo seguinte que traduz as dificuldades da maioria dos portugueses no estilo irónico que é habitual ao autor. No fim acrescento uma NOTA sobre este tema que julgo ser oportuna.

A proeza
Por Manuel António Pina

Ler mais...

Deputado do PS merece pública homenagem

Nuno Amaral, deputado socialista da Assembleia Legislativa Regional dos Açores questiona os gastos com a actividade quotidiana dos 52 deputados, pertencentes ao PS, ao PSD e ao CDS/PP.

Ler mais...